.

Tratamento de sementes: proteção para a cultura da soja

Para largar na frente, o investimento em sementes tratadas e de qualidade é um forte aliado do produtor quando o assunto é rentabilidade

18/06/2020 23:51:28

Atualizado:

18/06/2020 23:55:04

Sementes tratadas e de qualidade são aliadas do produtor quando o assunto é rentabilidade

No momento do plantio, o sojicultor pode aliar bons índices de produtividade e rentabilidade a partir da escolha de sementes de qualidade. Entre as opções existentes, o tratamento de sementes proporciona proteção, evitando que danos possam ocorrer causando falhas na germinação, e contribuindo para o desenvolvimento de um estande mais forte e uniforme.

Uma pesquisa apontou que esse segmento do mercado deve crescer 10,8% ao ano até 2022. A estimativa é resultado do movimento crescente do setor, a partir da integração de diversas ferramentas que fazem parte do manejo integrado de pragas na lavoura.

O tratamento de sementes é considerado uma das medidas fitossanitárias mais eficientes por potencializar a genética e proteger sementes e plântulas de danos causados no período mais crítico da cultura.

Isso porque um ataque severo no início do desenvolvimento da lavoura de soja pode não só impactar na redução de produtividade como também prejudicar toda a janela de plantio já que, em alguns casos, dependendo da quantidade de invasores e dos danos provocados, é necessário o replantio da área afetada.

Protegidas contra as pragas do solo, as sementes tratadas germinam com mais resistência à possíveis interferências no crescimento, como o ataque da lagarta-elasmo (Elasmopalpus Lignosellus) e do coró (Phyllophaga Cuyabana), duas grandes ameaças da soja no estádio inicial.

Sementes tratadas: proteção em todas os ciclos da cultura

O objetivo do tratamento de sementes é proteger a planta da incidência de diversas pragas que atacam e geram prejuízos em todos os ciclos da soja, entre elas o complexo de lagartas, e outras pragas iniciais.

Com ação poderosa e eficaz, Fortenza, da Syngenta, auxilia o produtor no tratamento de sementes e no controle preventivo ao ataque de pragas. O produto explora o potencial produtivo da cultura, além do amplo espectro no controle de ameaças.

Entre as pragas que Fortenza combate estão:

  • Helicoverpa armigera;
  • Lagarta-da-soja;
  • Lagarta-das-folhas;
  • Lagarta-elasmo;
  • Lagarta-falsa-medideira;
  • Lagarta-rosca;
  • Coró;
  • Mosca-branca;
  • Tamanduá-da-soja;
  • Vaquinha-verde-amarela.

Protegendo a lavoura desde o início do plantio, Fortenza mantém o estande firme, forte e eficiente para um bom desenvolvimento ao longo do ciclo, contribuindo para os bons índices de produtividade.

Com Fortenza, a lavoura se desenvolve mais sadia e preparada para enfrentar os desafios dos estádios seguintes. É importante ressaltar que, para melhor eficiência do tratamento e potencialização dos resultados, é indicado seguir as recomendações para o uso do produto, lembrando sempre de fazer a correta regulagem da máquina.

Fortenza é força para largar na frente e faz parte do portfólio completo de soluções da Syngenta, que está ao lado do produtor em todos os momentos com o objetivo de proporcionar os melhores resultados no campo.

Syngenta e você: conectados dentro e fora do campo.

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!