Spodoptera é o gênero que se designa às espécies de lagartas comuns na lavoura de milho. Com o hábito alimentar polífago – o que significa que não têm preferência alimentar, podendo aparecer em diversas culturas durante todo o ano. A espécie mais conhecida e que pode gerar prejuízos superiores a 40% na produtividade é a Spodoptera frugiperda, popularmente conhecida como lagarta-do-cartucho.

O papel do clima no desenvolvimento da Spodoptera Frugiperda

O clima tem um papel importante no desenvolvimento da spodoptera frugiperda. Nos períodos de tempo quente e seco, os danos causados por ela são ainda mais graves. A duração do período larval dura, em média, 25 dias, e o período de ataques mais intensos ocorre quando a lagarta atinge a fase adulta e se alimenta de todas as partes da planta.

Independente do período do ciclo da praga, com a escolha do produto certo, as lagartas na lavoura de milho estão com os dias contados. Somado a outras ferramentas que fazem parte da realização do manejo eficaz, o uso de Ampligo, da Syngenta, marca o fim da linha para a Spodoptera no milharal.

Contagem regressiva para as lagartas do milho

Ao escolher o que mais se adequam ao período da cultura e da incidência da praga, questão que depende e reforça a importância do monitoramento constante da área, o produtor amplia as chances de obter bons resultados no final da safra e zela pela sanidade da lavoura, além de obter retornos positivos na hora de comercializar o grão, já que terá um produto com maior qualidade.

O inseticida Ampligo possui resultados comprovados nas lavouras de todo o país, com ação superior à dos principais ingredientes ativos usados no controle de lagartas do mercado, permitindo que o produtor tenha mais segurança e tranquilidade ao longo do desenvolvimento do milho.

spodoptera frugiperda: lagartas do milho 2

 

Os bons resultados de Ampligo se dão por consequência de uma combinação de princípios ativos que ajudam na boa aderência do produto quando aplicado na planta, tornando-o mais resistente durante o período chuvoso, por exemplo, e influenciam diretamente na velocidade de ação dupla, que ocorre por ingestão, com rápido efeito inicial, e por contato, aumentando o tempo de controle residual da aplicação e protegendo a planta por um período mais longo.

Além de controlar a Spodoptera frugiperda, considerada a principal vilã das lavouras, o inseticida da Syngenta tem resultados superiores comprovados no controle do complexo de lagartas do milho, que também impactam diretamente na produtividade da cultura.

spodoptera frugiperda: lagartas do milho

Formulação inovadora de Ampligo contra a Spodoptera frugiperda

  • Eficiência: eficaz contra as principais lagartas da cultura do milho;
  • Produtividade: potencializa os ganhos do agricultor;
  • Proteção: age desde a eclosão dos ovos com residual prolongado

A Syngenta acredita na importância de identificar as principais dificuldades enfrentadas pelo produtor rural e investe em pesquisa e inovação para apresentar soluções que ajam de maneira rápida, eficaz e assertiva. É o nosso modo de mostrar a você que estamos sempre conectados, dentro e fora do campo, através de ferramentas que contribuem para o crescimento da cultura do milho e do agronegócio brasileiro.

Para saber mais sobre as soluções da Syngenta para a cultura do milho, basta acessar o nosso portfólio completo.