SmartBio otimiza a performance e gestão do canavial para aumentar a produtividade

Plataforma de inteligência agronômica digital parceira da Syngenta auxilia no controle de doenças, pragas e manejo da maturação

14/02/2020 17:21:17

Atualizado:

19/02/2020 16:37:54

O uso de tecnologias digitais e da agricultura de alta performance têm revolucionado o campo. E, no cultivo da cana-de-açúcar, isso não é diferente. Também nessa cultura, a utilização da inteligência artificial já é bastante difundida e apresenta ótimos resultados.

Para oferecer aos seus clientes as melhores e mais modernas soluções, a Syngenta possuiu uma parceria com a SmartBreeder, empresa que desenvolveu a SmartBio, plataforma de inteligência agronômica digital que auxilia o produtor na tomada de decisões para realizar um uso mais assertivo dos recursos e aumentar a produtividade da lavoura.

“Definitivamente, a era digital entrou na agricultura. E a cana-de-açúcar saiu na frente”, conta Welder Fuzita, engenheiro agrônomo e coordenador de marketing da Syngenta.

Análise de dados

A SmartBio cruza mais de 60 indicadores relacionados ao manejo do canavial e apresenta acertos acima de 95% sobre a ocorrência de pragas e doenças.

“As informações estão no banco de dados das usinas e produtores. Desde data do plantio, variedade plantada, histórico de pragas e doenças, histórico de chuvas, adubação, tipo de solo entre outros fatores de uma área específica. Depois, cruzamos esses dados com as informações atuais. A partir daí, a plataforma processa e cruza todas estas informações e direcionam de forma estratégica a tomada de decisão, indicando quais áreas devem ser visitadas para monitoramento e até controladas”, descreve o engenheiro agrônomo.

Ao utilizar a plataforma, o produtor consegue predizer quais áreas têm mais probabilidade de infestações com meses de antecedência, evitando, assim, surpresas desagradáveis que podem trazer danos irreparáveis. O sistema maneja a incidência de diversas pragas e doenças, como a broca da cana, a cigarrinha das raízes e o Sphenophorus.

Além disso, a ferramenta ajuda a buscar maiores índices de açúcar (ATR) e a organizar e aprimorar a logística das aplicações de defensivos agrícolas. Com isso, o agricultor tem a oportunidade de tomar decisões mais precisas e no momento adequado, o que resulta em uma grande economia para o negócio.

“Antigamente, esses levantamentos eram feitos por grandes equipes e, mesmo assim, estava sujeito a erros, visitando áreas que não necessariamente existiria a praga. A plataforma contribui para maior assertividade, otimizando a equipe, ganhando agilidade de forma inteligente”, analisa Fuzita.

Expansão para todo o Brasil

Devido a seu grande potencial de apoio ao produtor de cana-de-açúcar, o uso da tecnologia da SmartBio se expandiu rapidamente para vários estados do país. Hoje, a SmartBreeder já está presente em 2,5 milhões de hectares de canaviais. E a tendência é de mais crescimento para as próximas safras. Isso demonstra que a transformação digital no campo vem ganhando cada vez mais força, pois permite ao agricultor uma tomada de decisão baseadas em dados precisos.

“A ferramenta, inclusive aponta qual a melhor decisão em relação ao manejo. Se o ideal é entrar com o manejo químico ou biológico, indicando também o melhor momento para o início de cada forma de controle”, afirma Fuzita, que revela uma procura muito grande pela tecnologia por parte das usinas e produtores de cana-de-açúcar.

O futuro é agora

A grande adesão dos produtores à plataforma prova que o futuro já chegou na agricultura brasileira. O que até poucos anos atrás parecia ficção científica, já é uma realidade no agronegócio. E, em uma cultura como a da cana, que é um dos grandes destaques da economia nacional, com a produção de açúcar, energia e etanol, o uso de tecnologias como a da SmartBio vieram para ficar.

Produção e Parceria: DNAgro (Canal Rural)

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!