Simulador mostrará as soluções digitais da Syngenta na Expodireto

A agtech da Syngenta, participará da Arena Digital trazendo uma experiência real para o agricultor

02/03/2020 11:57:24

Atualizado:

05/03/2020 18:57:12

Uma das principais exposições do agronegócio brasileiro, a Expodireto Cotrijal, é tão importante que atrai, além dos agricultores brasileiros, também o público internacional. 

Durante os cinco dias de evento, estão sendo esperadas visitas de setenta países, formadas por comitivas de produtores e profissionais ligados ao setor agropecuário. 

Esta edição, que será realizada em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul, reunirá lançamentos e inovações direcionados para o aumento da produtividade no campo com sustentabilidade.

A Expodireto foi criada pela Cotrijal, uma cooperativa fundada em 1957 por um grupo de produtores rurais, que acreditou na união como forma para desenvolver a agricultura na região.

Syngenta na Expodireto Cotrijal

Líder global em defensivos agrícolas e destaque na área da produção de sementes, a  Syngenta estará na Expodireto participando de vários ambientes da feira. 

O produtor rural ficará por dentro das inovações da Syngenta, criadas após passarem por inúmeros testes e controles de qualidade, que reúnem resultado e responsabilidade com o meio ambiente.   

A Syngenta marcará presença com um estande interativo, onde o agricultor poderá vivenciar a experiência de estar em um ambiente de laboratório e conhecer em detalhes o portfólio completo, que traz soluções para os principais desafios do campo.

Além disso, um dos principais destaques da Syngenta para esta edição da Expodireto será o Acessa Agro, uma plataforma de benefícios e relacionamento para o produtor rural. 

Também haverá uma área de campo experimental onde os produtores irão observar cultivos de grãos desenvolvidos para ter alta produtividade e que atendem às especificidades da região.

E ainda, na Arena Digital, o produtor ficará por dentro das novidades digitais da Strider, agtech adquirida pela Syngenta em 2018, que trará um espaço para o agricultor simular o uso das soluções digitais diretamente no campo.   

A Strider na Arena Digital

Neste ano, as inovações digitais terão um ambiente exclusivo na Expodireto.

A Arena Digital, em formato circular lembra o Coliseu, anfiteatro romano, e está sendo projetada para reunir empresas e startups do agro que devem trazer as tendências tecnológicas que podem contribuir para o desenvolvimento da agricultura brasileira. 

O ambiente da Arena Digital foi elaborado para aproximar os participantes e será um local para debates e troca de experiências entre expositores, especialistas da área  e visitantes.

A Syngenta, conectada com as tendências do futuro digital no campo, estará presente na Arena Digital com as soluções digitais desenvolvidas pela Strider, agtech que pertence ao grupo.  

Na ExpoDireto, a Strider estará com o portfólio completo, onde mostrará como um dos destaques, o Strider Protector, uma ferramenta digital já utilizada pela Cotrijal para monitorar a sua produção de sementes. 

Na Arena Digital, a Strider irá proporcionar ao produtor rural a vivência de uma situação real de monitoramento da lavoura com uso das ferramentas digitais.

Através de um Game, um jogo eletrônico, o agricultor poderá simular como funciona o monitoramento feito com as soluções digitais desenvolvidas pela Strider.  

“Nosso monitoramento digital funciona com um tablet em campo, então, durante a feira,  as pessoas vão usar o tablet para conversar com uma imagem projetada em uma televisão, desta forma, vão simular como são as coletas de informações no campo em tempo real.”, explica Beatriz Esteves, gerente de projetos de marketing da Strider. 

Agricultura 4.0 e a Internet das Coisas

Além disso, os profissionais da Strider vão realizar palestras que tratam do futuro da tecnologia no setor agrícola. Alguns dos debates vão trazer orientações para o produtor rural sobre a adoção dessas novas tecnologias e quais passos devem seguir para escolher os parceiros digitais e, ainda, ter em mãos produtos tecnológicos diferenciados. 

O debate do futuro digital na agricultura brasileira na Arena Digital terá ainda a presença de influentes pesquisadores da área, como Gil Giardelli, que falará sobre as macrotendências em inovação e tecnologia. 

A agricultura 4.0 e a Internet das Coisas é o novo caminho para o desenvolvimento da agricultura, gerando renda no campo e sendo sustentável.

O time da Strider desenvolve as soluções digitais focadas na melhoria da gestão da propriedade, que fazem toda a diferença na hora da tomada de decisão, em momentos cruciais da lavoura. 

“As soluções digitais desenvolvidos pela Strider ajudam, principalmente, o produtor na tomada de decisões rápidas e estratégicas, que possam diminuir o risco da gestão.“ comenta Beatriz Esteves. 

A tecnologia 4.0 e a Internet das Coisas serão ferramentas digitais que darão mais segurança ao agricultor para uma decisão mais assertiva na hora, por exemplo, que um doença ou praga se instalar na plantação. A tecnologia do uso de dados apurados em tempo real deverá impactar a forma de organizar o planejamento estratégico da lavoura nas próximas safras. 

Acessa Agro: plataforma de benefícios da Syngenta

Idealizada para ser um marco na forma do agricultor se relacionar com a Syngenta em 2020, o Acessa Agro, plataforma de benefícios e relacionamento, é um projeto que está presente em todos os estados do Brasil.

Para a Expodireto, a Syngenta trará uma oferta exclusiva para os clientes que estiverem cadastrados e visitarem o estande da empresa durante a feira. 

O produtor rural terá a oportunidade de conhecer os detalhes da plataforma Acessa Agro que reúne: serviços, produtos, cursos técnicos, consultorias, capacitações, equipamentos e viagens para localidades agrícolas.

O Acessa Agro foi criado com conteúdos que agregam conhecimento e valor para a atividade do campo, e tem como um de seus compromissos ajudar o agricultor brasileiro prosperar o negócio, quer saber mais? Acessa https://www.acessaagro.com.br/ACA_HomeGuest

Centro de Tecnologia

Além de ficar informado sobre o Acessa Agro, a plataforma de benefícios e relacionamento da Syngenta, o agricultor também terá uma experiência inovadora ao visitar o estande da empresa na Expodireto.

O estande da Syngenta será um espaço elaborado para que o agricultor tenha uma experiência interativa. O local, chamado de Centro de Tecnologia, irá proporcionar um momento para o produtor rural conhecer os processos das pesquisas realizadas nos laboratórios da empresa para o desenvolvimento de produtos.

No centro de tecnologia, o produtor poderá participar de palestras sobre os mais diversos problemas do campo, que acontecem do plantio à colheita, no que se refere ao controle de doenças, pragas, daninhas e o tratamento industrial de sementes.

Syngenta e o controle de doenças e pragas

De uma maneira educativa, o agricultor vai acompanhar no centro de tecnologia, como um bom manejo e um posicionamento realizado de maneira correta garantem a produtividade e a sustentabilidade da lavoura. 

No caso das doenças provocadas por fungos, o produtor observará nos microscópios os danos que a doença provoca nas folhas, as formas de propagação do fungo e os resultados dos manejos realizados pela Syngenta.

Os visitantes também vão conhecer sobre o manejo e a prevenção para os percevejos e como a aplicação do produto, no maior momento de dano, é essencial para conseguir uma maior quantidade de grãos. 

Inovações nos defensivos agrícolas 

Na liderança mundial na produção de defensivos agrícolas, a Syngenta trará para a Expodireto seu portfólio robusto de fungicidas e herbicidas, que trazem soluções para o produtor rural do plantio à colheita. 

Entre as novidades, a Syngenta mostrará o Calaris: um herbicida inovador em sua formulação no combate às ervas daninhas para o milho. 

O Calaris combina em sua formulação a mesotriona e atrazina, que tem uma performance de alta eficiência com menor quantidade de produto na aplicação.

O herbicida Calaris é uma evolução das atrazinas!

Na Expodireto, os especialistas agronômicos da Syngenta, vão mostrar, por exemplo, que o  Calaris consegue resultado superior ao manejo convencional com as atrazinas utilizando apenas um litro do produto por hectare, em média, onde antes eram necessários três litros. 

O uso do herbicida Calaris é indicado para o pós-emergência, e pode ser aplicado de forma isolada ou em parceria com outros herbicidas. É uma ferramenta inovadora, disponível para o produtor e que tem por premissa a busca por uma agricultura sustentável aliando produtividade no campo.

O Calaris demonstrou, com o uso de um litro do produto por hectare, que possui excelente controle às principais daninhas como o capim-amargoso, capim-colchão, capim-pé-de-galinha, soja tiguera, picão-preto e caruru.

Syngenta e o tratamento de sementes

A Syngenta com sua estratégia focada em Tratamento de Sementes lançou anos atrás o Seedcare, uma estrutura robusta de pessoas com estratégia clara e investimentos para cuidar especificamente de sementes tratadas com defensivos de qualidade. Porém, um bom TS necessita de uma combinação de Produtos de Qualidade, Aplicação Correta e Serviços Robustos, que são os pilares de investimentos do Seedcare Syngenta.

No Centro de Tecnologia, os especialistas agrônomos da Syngenta vão demonstrar, de maneira visual e didática, os benefícios que sementes tratadas corretamente estarão bem protegidas, possibilitando plantas sadias e com seu potencial produtivo mantido. O agricultor poderá comparar a diferença entre as Sementes Tratadas Industrialmente (TSI), que apresenta aplicação de dose de produto por cada semente, com aquelas que não receberam uma proteção adequada. 

Esta tecnologia recomendada pela Syngenta reveste a semente com defensivos, protegendo nas fases iniciais de desenvolvimento da planta, considerado um período crítico no estabelecimento da lavoura. 

O Tratamento de Semente Industrial (TSI) da Syngenta é recomendado contra pragas, doenças e nematóides, e é uma alta tecnologia que proporciona ao produtor extrair todo o potencial produtivo da semente, proporcionando maior segurança e rentabilidade ao produtor.

Campo experimental

A Syngenta firmou o compromisso para ser a empresa destaque em sementes na América Latina até 2028. Com este propósito, fez o relançamento da marca NK de sementes de soja e milho no início deste ano, e estará na Expodireto apresentando todo o portfólio de grãos.

Grãos

As sementes de soja e milho da marca NK foram revitalizadas e levam em consideração as especificidades  da região.     

Soja

Na área experimental, entre as cultivares de soja, o destaque será a soja NK 1561, uma variedade de soja com alto potencial de produtividade, estabilidade e adaptabilidade nos diversos ambientes. A planta apresenta ainda boa estrutura e ramificação.

Milho

No milho, a Syngenta, destacará as cultivares para o milho safrinha: NK 422, a NK 488 e a NK 505. “Lançada para a segunda safra a cultivar de milho NK 505 mostra maior potencial produtivo na abertura da janela de semeadura. Já a NK 488, apresenta super precocidade e estabilidade na safrinha, e a NK 422 tem alto potencial produtivo na abertura.” ressalta João Pedro Bruno, gerente de vendas regional da Syngenta no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

“Além disso, os híbridos de milho Impacto e o Feroz, que apresentam eficiência para lagartas e a ação de fungo,  também serão destaques durante a Expodireto.”, explica João Pedro Bruno.  

Não-Me-Toque

O município de Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul, que irá sediar a ExpoDireto, é um importante produtor de soja e milho. A grande produção de grãos move a economia da cidade junto com as indústrias de implementos e serviços do setor agrícola. 

Na safra de verão 2019/2020, o município cultivou 22.500 hectares de soja e 3 mil hectares de milho, e estima colher respectivamente cerca de 70 sacas de soja e 150 sacas de milho por hectare, de acordo com dados da Emater - Empresa de Extensão Rural do Rio Grande do Sul. 

A população é formada por descendentes europeus, principalmente: holandeses, italianos e alemães, e a cultura destes povos predomina nas construções e no estilo de vida da cidade.

Não-Me-Toque já ficou conhecida, na década de 60, como a “Capital da Lavoura Mecanizada” e, nos anos 2000, ganhou o título de “Capital Nacional da Agricultura de Precisão”, um reconhecimento ao esforço dos produtores que estão sempre a frente quando se trata de inovações. 

O emprego de novas técnicas mostram que a região está no caminho certo. Nos últimos acompanhamentos das safras de grãos, as médias de produtividade observadas em Não-Me-Toque são uma das melhores do país. No caso da soja, por exemplo, a produtividade é de seis sacas a mais em comparação com a média nacional. 

O nome curioso da cidade se deve ao fato da região ter o arbusto Mimosa pudica, que é sensível ao toque e popularmente é chamado de não-me-toques. 

Expodireto Cotrijal 2020

A Expodireto é realizada pela Cotrijal, uma das mais importantes cooperativas do país, que  tem faturamento de R$ 2,7 bilhões de reais estimado para 2020.

Ao todo, estão sendo esperados mais de 260 mil visitantes nos cinco dias de feira. A Expodireto será realizada em uma área de 98 hectares e terá em torno de 530 expositores. 

Na 21ª edição, o tema adotado para reflexão faz uma referência ao futuro: “Negócios que inspiram o amanhã. Um indicativo para a nova onda de inovações tecnológicas que estão chegando no campo,  e que deverão promover uma grande mudança na gestão da agricultura no Brasil.  

Toda a exposição estará voltada para mostrar ao produtor rural os principais lançamentos de produtos, maquinários, implementos agrícolas, serviços, informações e facilidade de negócios, com o objetivo de ajudar o agricultor brasileiro a tomar a melhor decisão para agregar mais valor ao seu negócio. 

Então produtor rural, não perca! A Syngenta estará presente na Expodireto 2020 com um portfólio robusto, onde o agricultor poderá encontrar as melhores soluções desde o plantio até a colheita. 

Expodireto Cotrijal acontece de 02 a 06 de março de 2020, em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul.

Syngenta e você conectados dentro e fora do campo!

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!