Percevejos: o fim das ninfas e adultos nas primeiras aplicações

O uso de inseticidas que ofereçam efeito de choque e residual prolongado, aliado ao manejo integrado, é a solução mais eficaz para combater esses insetos

02/09/2020 09:09:54

Atualizado:

02/09/2020 09:14:12

Percevejos podem comprometer de forma significativa a produtividade na lavoura de milho

Os percevejos do milho são um alvo-chave quando o assunto é o controle das ameaças da lavoura. Capazes de causar danos significativos e atacar a cultura ao longo de todo o ciclo, impactando na qualidade dos grãos e no rendimento da safra, as pragas prejudicam a rentabilidade do agricultor.

Em especial na fase de ninfas, responsáveis por 70% dos danos na cultura, os percevejos sugam a seiva da planta, o que faz com que o crescimento fique estagnado. Mesmo que a raiz esteja forte, nascem brotos que não produzem.

O manejo integrado, voltado para o controle dos percevejos do milho, aliado ao uso de uma solução que proporcione controle superior logo nas primeiras aplicações, como Engeo Pleno S, da Syngenta, é fundamental para proteger a lavoura, mantendo a sanidade da planta, a qualidade dos grãos colhidos e, claro, a produtividade da plantação.

Percevejo do milho: uma ameaça escondida

O percevejo do milho é um inseto de difícil identificação na lavoura. Assim, acaba passando despercebido de uma safra para outra, sobrevivendo em restos da cultura anterior, palhada, ervas daninhas e grãos.

Esta praga pode diminuir consideravelmente a qualidade e quantidade de milho produzido e também atua como agente transmissor de doenças para as plantas, sendo vetor de transmissão.

Com seu estilete bucal, perfura as folhas enroladas até atingir o colmo. Os danos causados na cultura do milho podem se agravar ainda mais quando atinge o sistema da planta, que não consegue mais se desenvolver e pode até morrer.

Entre as espécies que mais causam prejuízos na lavoura de milho destaca-se o percevejo barriga-verde (Dichelops melacanthus).

Com a capacidade de fazer com que as folhas centrais murchem e sequem completamente, ele promove, ao liberar toxinas, alterações fisiológicas na planta, o que impacta no seu limbo foliar e pode causar super-perfilhamento.

 

Saiba mais sobre os percevejos do milho:

+       Percevejos do milho: a importância da tecnologia no combate

+     Percevejos no milho: como evitá-los?

 

Engeo Pleno S: o fim das ninfas e adultos logo nas primeiras aplicações

Para quem busca superioridade no controle de percevejos, a Syngenta apresenta Engeo Pleno S, uma ferramenta de manejo com tecnologia comprovada para manter a produtividade da lavoura e combater a ação dos percevejos do milho com alta eficiência.

Com alto poder residual, o inseticida da Syngenta tem grande potencial de controle da fase ninfal, promovendo a quebra do ciclo da praga e evitando assim índices elevados de infestação ao decorrer do ciclo da cultura.

Essa superioridade de controle foi comprovada em testes comparativos, em que a solução da Syngenta conquistou 78% de controle das ninfas em apenas 2 dias após a aplicação, índice amplamente superior ao de outras soluções do mercado como Dinotefuram + Lambda cialotrina, Sulfoxaflor + Lambda cialotrina e Acefato, que registraram percentuais de controle próximo a 50%.

percevejos-o-fim-das-ninfas-e-adultos-nas-primeiras-aplicacoes

Estes resultados são reflexo da formulação diferenciada de Engeo Pleno S, que une a sinergia do Tiametoxan e Lambda Cialotrina, ativos altamente eficientes em choque e residual prolongado, reconhecidos no mercado ao longo dos anos pela consistência de resultados.

Além disso, a exclusiva tecnologia Zeon, que libera gradualmente o produto na planta através das microcápsulas, proporcionando maior tempo de contato da praga com o produto e, com isso, melhor controle e residual, contribui para essa performance superior de resultados.

A solução também oferece amplo espectro e é a ferramenta mais indicada para as primeiras aplicações.

Nunca foi sorte, sempre foi Engeo Pleno S. Quando o assunto é o controle de percevejos, conte com o inseticida da Syngenta, um aliado dos bons resultados. Conheça o portfólio completo de soluções da Syngenta para a máxima produtividade da sua lavoura.

Syngenta e você: conectados dentro e fora do campo.

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!