Mulheres do agro: sua influência cada vez mais relevante

O destaque feminino e o poder nas decisões crescem a cada dia

07/05/2020 14:21:23

Atualizado:

08/05/2020 19:08:22

Mulheres conquistam seu espaço e a cada dia revelam seu protagonismo no universo agro

Foi-se o tempo em que o agronegócio era um setor exclusivamente masculino. As mulheres conquistaram seu espaço e a cada dia revelam seu protagonismo no universo agro.

Cada vez mais, elas desempenham um papel fundamental na gestão e nas principais decisões do dia a dia de uma propriedade rural. Com atitude, um olhar detalhista e muita paixão pelo que fazem, conciliam o trabalho nos bastidores com um papel de destaque lado a lado ao seu companheiro.

O Censo Agropecuário de 2017 apontou, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que quase 1 milhão de mulheres dirigem propriedades rurais no Brasil. Os dados são resultado de um trabalho conjunto entre Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Embrapa e IBGE.

No estudo “Mulheres do Café no Brasil”, a Embrapa apontou que na região do Cerrado Mineiro, por exemplo, cerca de 35,7% dos cargos de gerência nas fazendas, organizações e associações produtoras de café são ocupados por mulheres.

Esses resultados reforçam a força da mulher no universo agro, mostrando como desenvolvem diversas atividades com excelência, tendo papel fundamental tanto na formação da lavoura, colheita e pós-colheita quanto na pesquisa e gestão.

Protagonismo feminino: olhar minimalista nas fazendas de café

As mulheres têm, nos últimos anos, participado ativamente das decisões. Nas lavouras de café, por exemplo, o cultivo atravessa gerações de famílias e elas têm se destacado, dando sua contribuição para soluções em diferentes áreas e sempre de olho no crescimento de todos ao seu redor.

“Quando eu passo, falam: ‘lá vai a Marisa, terreira de café’. E eu penso: lá vou eu transformar a minha vida numa vida melhor”, diz a produtora de cafés especiais Marisa Contreras, que conduz a Fazenda Capoeira, em Areado (MG).

Ela, que enfrentou grandes desafios até assumir gestão da fazenda, defende a presença da mulher à frente de grandes empreendimentos. “A gestão é o coração da empresa. Quando tem uma mulher, os processos de gestão são mais apurados, porque a mulher gosta de fazer apontamentos, traz um novo olhar sobre a vida, o campo e as pessoas”, destacou.

A capacidade de ser minimalista e focar na qualidade também é destacada por outras mulheres que comprovam o protagonismo feminino no universo agro. “A mulher tem a habilidade de fazer multitarefas, além de ser mais minuciosa e detalhista”, afirma Márcia Takiuti, que se destaca pelo trabalho com cafés diferenciados e exóticos e está à frente da Fazenda Letícia, em Monte Carmelo (MG).

“A mulher tem um olhar mais agregador. Ela quer agregar mais (...) chama mais, quer mais união, quer diálogo, escuta”, resumiu a produtora e presidente da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais) Carmem Lúcia, que comanda as Fazendas Caxambu e Aracaçu, em Três Pontas (MG).

Assim como Marisa, Márcia e Carmem, que trabalham com o coração e foco na qualidade, outras mulheres têm conquistado seu espaço, se tornando exemplos de atuação feminina no campo, responsáveis por transformações significativas na cultura cafeeira.

Ciente de seu papel na sociedade, a Syngenta apoia o protagonismo da mulher no campo. Afinal, todas as vozes juntas dão mais energia e força para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro.

E com o objetivo de manter o Brasil na liderança da produção de cafés e diferenciar o país na produção de especiais, a empresa tem investido em soluções para o manejo de pragas e doenças e na inovação nos processos de pós-colheita, agregando valor na cadeia do café e gerando reconhecimento para o produtor.

A Syngenta quer estar cada vez mais próxima de seus parceiros cafeicultores, seguindo na busca pela qualidade.

Confira no vídeo as histórias de mulheres que fazem a diferença no campo e acesse o portal Syngenta para conhecer as soluções e tecnologias desenvolvidas para apoiar você em todos os momentos de sua lavoura.

Syngenta e você: conectados dentro e fora do campo.

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!