.

Milho: conheça os desafios da cultura e veja porque as sementes NK são parte da solução

15/01/2020 14:34:54

Atualizado:

05/02/2020 17:38:15

No Brasil, o milho é uma cultura que tem passado por diversas transformações ultimamente, com muitas inovações tecnológicas pertinentes à cadeia de produção. Em contrapartida, há ainda muitos desafios que carecem de cuidados por parte dos agricultores.

Entre esses desafios cita-se a efetividade do controle de pragas e doenças, o clima e a busca pela máxima produtividade por área.

A solução para esses problemas passa, necessariamente, pelo uso de bons produtos. Um desses produtos são as sementes de milho, que têm grande importância. Nesse contexto, o uso de todo o portfólio de sementes NK, da Syngenta, é essencial para superar os maiores desafios desse setor.

Conheça os desafios enfrentados pelo agricultor brasileiro e veja porque as sementes NK representam um ponto de partida fundamental, apresentando o que se tem de mais moderno em biotecnologia nesse setor.

O produtor do milho convive diariamente com muitos desafios

O produtor brasileiro de milho está defronte a muitos desafios para alcançar o sucesso que deseja, como explica Karime Nahass, Gerente de Produto Milho para o Brasil e Paraguai da Syngenta:

Existem muitos desafios enfrentados hoje pelo agricultor para colocar uma semente de milho no chão e colher bons frutos disso. Posso citar que o clima, as pragas e doenças são alguns problemas enfrentados pelo agricultor brasileiro que precisam de melhor gestão”.

A gerente de Produto Milho da Syngenta explica ainda que a maior área hoje plantada de milho é na safrinha. Por isso ela diz que ter uma janela adequada de chuvas para o milho vai depender do plantio de soja na janela correta.

Essa combinação de soja precoce na janela ideal, com clima favorável de plantio e que na sequência o agricultor consiga plantar o milho sem risco de geada ou seca para garantir uma rentabilidade nas duas culturas é, sem dúvidas, uma das grandes preocupações do agricultor”, indica Nahass.

Além da questão climática, Nahass cita o desafio de enfrentamento de algumas pragas e doenças que insistem em “conviver” com o milho. “Temos, por exemplo, o complexo de enfezamento (cigarrinha). Este é um problema que está mais latente há uns 5 anos na região central do Brasil”, diz.

Há também o problema das lagartas na parte aérea, onde o agricultor pode perder 4% de produtividade caso não seja feito o devido controle, sem contar os custos operacionais de maquinário e produtos químicos para realização das aplicações.

Problemas com o milho? A NK ajuda na solução!

Pensando sempre em auxiliar o produtor de milho a superar seus desafios a cada safra, a NK tem em seu portfólio de milho uma gama de híbridos que atendem todas as necessidades dos produtores.

Cada agricultor terá a sua disposição uma gama de híbridos que atendem todas as necessidades de acordo com o ambiente de produção e nível de investimento de cada agricultor”, explica Karime Nahass.

Aliado aos principais problemas e desafios enfrentados, o agricultor consegue encontrar no portfólio de milho da NK híbridos super precoces; precoces, de alto e médio investimento aliado a produtividade e estabilidade, e também híbridos tolerantes ao complexo de enfezamento.

Todo o nosso portfólio está aliado a melhor biotecnologia do mercado Agrisure Viptera. Essa é a biotecnologia mais eficiente na proteção das lagartas da parte aérea, protegendo a produtividade e garantindo uma melhor eficiência operacional na fazenda”, complementa Nahass. 

Sementes NK: Atendendo as necessidades do agricultor

Todo e qualquer melhoramento genético e de biotecnologias em sementes leva em conta uma necessidade latente do agricultor; seja ela de aumento de produtividade, de tolerância às pragas e doenças, ou até mesmo de estabilidade e adaptabilidade em diferentes ambientes.

Tomando como base as demandas do agricultor, a Syngenta conduz suas estratégias de investimentos na criação de um completo portfólio de milho, com muitos lançamentos para os próximos anos.

Teremos nos próximos anos o lançamento de novas biotecnologias, caso do VIP4, que visa um aumento no espectro de controles de lagartas. Há também o Artesian, responsável por melhor tolerância às condições de stress hídrico. Por fim, temos o Enogen, que visa benefícios na produção de etanol de milho e também outros segmentos como silagem”, cita Karime.

Portanto, os agricultores de todo Brasil podem esperar o melhor das sementes NK. “Temos cada vez mais investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento de novos híbridos e biotecnologias que irão de encontro as necessidades de cada agricultor!

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!