Lagartas no algodão: soluções implacáveis contra a praga

Helicoverpa armígera e lagarta-militar são sinônimos de prejuízos para o produtor, que precisa investir em boas práticas de controle

24/06/2020 00:30:21

Atualizado:

01/07/2020 16:54:09

Lagartas de difícil controle podem causar grandes perdas na lavoura de algodão

O algodão desempenha um papel importante para o agronegócio brasileiro. Com a maior parte da produção sendo cultivada na região Centro-Oeste, o estado que mais produz a matéria-prima para diversos subprodutos é o Mato Grosso. Segundo a Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), o Brasil está entre os cinco principais produtores da cultura no mundo, ao lado de China, Índia, EUA e Paquistão.

São muitas as pragas que atacam o algodoeiro em todas as regiões produtoras do país, mas entre todos estes insetos, a incidência de lagartas na lavoura representa danos significativos e queda no rendimento da cultura. Ter uma boa estratégia de controle e combate impede que elas se alimentem da cultura.

Considerada uma espécie exótica no Brasil até poucos anos atrás, a Helicoverpa armigera se tornou uma das principais ameaças do algodoeiro. Essa praga é considerada uma das mais importantes da agricultura mundial por conta de sua elevada mobilidade, fecundidade e hábito alimentar. Além disso, pode atacar grande número de hospedeiros, entre outros fatores.

Solução para o controle e combate das lagartas

O inseticida mais temido pelas lagartas de difícil controle, Proclaim contribui para que o produtor possa extrair o máximo de sua lavoura sem a intervenção e os danos causados pelos insetos. Com rápida ação de choque e residual prolongado, além de ser altamente seletivo quando se trata da proteção dos inimigos naturais da lavoura, esta é uma das soluções da Syngenta para fomentar os bons resultados no campo.

Autoridade máxima no controle das lagartas, Proclaim age de forma eficaz no combate da helicoverpa armigera, praga migrante da soja que se adapta bem à cultura do algodão e é de difícil controle, tendo em vista que tem o hábito de se abrigar no baixeiro das plantas.

A lagarta-militar (Spodoptera frugiperda) que ataca o algodão no estádio de crescimento dos botões florais, também está entre as ameaças que precisam ser identificadas pelo produtor, a fim de conter o prejuízo e zelar pela sanidade da planta, assim como pelos resultados que devem ser obtidos no momento da colheita..

Proclaim bloqueia a alimentação das lagartas em poucas horas após a primeira aplicação e proporciona o controle assertivo das pragas.

O inseticida é parte do portfólio de soluções da Syngenta que tem como objetivo estar sempre ao lado do cotonicultor no combate às ameaças que comprometem a lavoura. Com produtos que auxiliam durante todo o ciclo, proteção e qualidade acompanham o produtor para os bons resultados em sua propriedade.

Syngenta e você: conectados dentro e fora de campo.

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!