Lagarta-militar: identificação e combate à praga no algodão

Sinônimo de prejuízo na lavoura, a ação do inseto precisa ser monitorada e combatida com eficácia

05/05/2020 19:56:09

Atualizado:

21/09/2020 14:52:24

Lagarta-militar precisa ser monitorada e combatida com eficácia

A Spodoptera frugiperda, também conhecida como “lagarta-militar”, é uma praga agressiva, que se multiplica rapidamente e possui alto potencial destrutivo, principalmente quando se trata da cultura do algodão.

Com fácil adaptação nas áreas de sucessão de culturas, a lagarta-militar é um problema constante nas lavouras, que precisam ser monitoradas e cuidadas com o manejo ideal desde o início do plantio.

Desde os anos 2000, a produção de algodão e o investimento na cultura tiveram crescimento de mais de 38% e, segundo a Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), entre os principais produtores de algodão no mundo, estão:

  • Índia;
  • China;
  • Paquistão;
  • EUA e
  • Brasil.

A posição do país é promissora, mas a incidência das pragas, facilitadas pelo clima quente e úmido das áreas produtoras, pode ser um problema. 

Características da lagarta-militar

O ciclo biológico da lagarta dura em média 30 dias. Os ovos, com coloração amarelada e depois alaranjada, duram entre dois e três dias. Quando a lagarta eclode, se alimenta inicialmente da casca dos ovos, depois o alvo passa a ser a planta. Durante o período de crescimento, ela pode atingir até 2,5 cm.

A lagarta-militar, como o nome popular diz, tem a estrutura do corpo entre tons verdes e marrons, daí a confusão com a lagarta verde, e quatro pontos pretos que formam um quadrado na cabeça, além disso, a região frontal é marcada por um Y, marca característica da praga. Um inseto polífago, ela é capaz se de alimentar de diversos tipos de plantas, por isso é comum em diversas culturas.

Conforme crescem, dependendo da contribuição climática, buscam as estruturas reprodutivas das plantas, geralmente causando perfurações nas folhas e até mesmo nas bases. No estágio mais crítico da formação do algodão, o surgimento dos botões florais, as lagartas atuam da parte mediana até o ponteiro da planta.

Ataque ao plantio e formas de contê-lo

Durante o seu desenvolvimento, a lagarta-militar ataca as folhas, flores e frutos da planta. Sua ação se torna mais severa no período mais crítico para o desenvolvimento da cultura, que ocorre entre 40 e 60 dias, sendo o momento do nascimento dos botões florais até o surgimento dos primeiros capulhos. 

As lagartas já instaladas atacam as folhas, realizando uma espécie de raspagem enquanto se alimentam e até perfurações, quando estão mais desenvolvidas. Em casos mais graves da infestação, a praga ataca o colmo, resultando na queda da planta. 

O monitoramento da lavoura é o primeiro passo para compreender a praga e buscar formas de eliminá-la, assim como a rotação de culturas também pode agir de forma efetiva no combate a praga. 

Em busca dos melhores resultados para o produtor, evitando prejuízos e prezando sempre pela saúde da lavoura, a Syngenta conta com produtos como Proclaim®, que atua contra lagartas de difícil controle. 

Proclaim® proporciona ação translaminar, que protege a folha por muito mais tempo. Entre seu benefícios estão o bloqueio da alimentação da lagarta em até 4 horas após a aplicação, controle em 24h e ação de manejo anti resistência. Além disso, é altamente seletivo aos inimigos naturais.

Sempre junto ao cotonicultor no combate às pragas e doenças que ameaçam a lavoura, a Syngenta oferece um portfólio completo para o manejo integrado de pragas com soluções e tecnologias para todas as fases de sua cultura.

Syngenta e você: conectados dentro e fora do campo. 

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!