Feijão: seletividade e efetividade no controle de doenças

O uso de uma solução pronta para o manejo de todo complexo de doenças é uma estratégia fundamental para manutenção do potencial produtivo de sua lavoura

10/08/2020 23:04:10

O controle das doenças do feijão é essencial para uma lavoura mais produtiva

E se fosse possível unir seletividade e efetividade no controle das doenças que afetam a lavoura de feijão? Conhecida por ter um ciclo mais curto, com duração entre 60 e 110 dias, essa cultura é mais suscetível à incidência de determinadas doenças. O período reduzido entre plantio e colheita diminui consideravelmente o tempo que o produtor tem para reagir quando a área é afetada. Unir boas práticas agrícolas e o manejo preventivo das principais doenças do feijão é fundamental para amenizar as perdas.

Bravonil Top, da Syngenta, combina princípios ativos que oferecem ao produtor o controle de diversas ameaças em qualquer momento da lavoura. É mais praticidade e qualidade para preservar a sanidade da cultura do feijão e passar longe de qualquer prejuízo.

Pronto para combater as principais doenças do feijão, com Bravonil Top o produtor rural conquista uma lavoura mais produtiva sem precisar se preocupar em adquirir diferentes produtos para o controle dos variados fungos que podem atingir a cultura.

Incidência da antracnose na lavoura

Quando se trata de doenças que afetam a cultura do feijão, a antracnose (Colletotrichum lindemuthianum) é uma das mais destrutivas e pode gerar perda total da lavoura quando infecta as plantas nos primeiros estádios do seu desenvolvimento.

O fungo sobrevive em restos de cultura, mas sementes contaminadas também são um meio de disseminação e sobrevivência.  As perdas podem checar a 100% da produção nas áreas em que as condições climáticas são favoráveis para o desenvolvimento de uma epidemia durante o ciclo, onde o plantio é realizado com sementes provenientes de ciclos anteriores ou advindas de outras áreas de produção.

Bravonil Top: a solução ideal contra a Antracnose

O controle da doença começa a partir da escolha de sementes de boa qualidade e do tratamento com soluções completas e assertivas. Outro fator que contribui para que o feijão se desenvolva bem são práticas como rotação de culturas e eliminação dos restos culturais.

Bravonil Top, da Syngenta, é um fungicida, formulado à base de dois potentes ativos, que pode ser utilizado ao longo de todo o ciclo e é a escolha mais eficaz para o produtor de feijão que busca ferramentas para controlar a antracnose.

São muitas as características que comprovam a qualidade do fungicida da Syngenta, a exemplo do amplo espectro, que permite que o controle das doenças do feijão seja satisfatório, resolvendo todos os problemas com uma só solução.

O fungicida da Syngenta também oferece:

  • Seletividade: age sem causar fitotoxicidade;
  • Flexibilidade: pode ser posicionado em todos os estádios da cultura e
  • Conveniência: com combinação inteligente, vem pronto para aplicação.

Inovação e tecnologia são fatores que contribuem cada vez mais para o desenvolvimento da cultura do feijão no Brasil e um dos sinônimos disso é a ação de Bravonil Top, que ajuda o produtor a zelar pela sanidade da planta, trazendo proteção para toda a lavoura em qualquer período do ciclo.

O fungicida faz parte do portfólio de soluções da Syngenta, composto por diversos produtos que auxiliam o produtor com o aumento da produtividade e da qualidade dos grãos.

Syngenta e você: conectada dentro e fora do campo.

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!