A presença de lagartas da soja na lavoura é um fator que limita o desenvolvimento da cultura, compromete a sanidade e reduz a qualidade do grão no momento da colheita. A resistência ocorre quando o uso contínuo de uma única solução química provoca a seleção de linhagens de insetos resistentes, o que leva à diminuição da eficácia dessa substância depois de algum tempo.

Para manter o controle de pragas e obter resultados superiores no manejo é necessário investir em uma solução com ação eficaz até mesmo para lagartas de difícil controle, que atue de forma assertiva e dentro do esperado na realização do manejo antirresistência.

Proclaim, o inseticida mais temido pelas lagartas de difícil controle, é parte das soluções da Syngenta que podem ser incorporadas ao manejo de resistência. O produto conta com diferenciais que o destacam no combate ao complexo de lagartas, como:

●     Efeito residual superior: protege as folhas por mais tempo, em consequência de sua ação translaminar;

●     Seletividade: no tecido foliar, preserva os inimigos naturais e

●     Rápida ação de choque: bloqueia a alimentação da lagarta poucas horas depois da aplicação, proporcionando controle superior.

A solução da Syngenta também possui um modo de ação ativador dos canais de cloro, sendo o único inseticida de controle de lagartas com este mecanismo.

Lagartas de difícil controle: prejuízo à vista!

Consideradas inimigas das lavouras, as lagartas estão entre as pragas que mais causam danos aos sojicultores. Muitas vezes de difícil percepção, elas podem comprometer grande parte da cultura se não identificadas no início do ataque. Entre as espécies de lagartas que mais causam prejuízos à soja, destacam-se:

  • Lagarta das folhas (Spodoptera eridania): O ataque é caracterizado pela desfolha das plantas, além do ataque severo às plântulas e vagens. O prejuízo causado por essa espécie pode comprometer até 60% da produção, caso o controle não aconteça de forma assertiva e ágil.

como-driblar-o-aumento-da-resistencia-das-lagartas-da-soja

  • Helicoverpa (Helicoverpa armigera): O ataque da praga pode ser percebido a partir da preferência da lagarta pelas estruturas de reprodução da planta, ou seja, vagens e flores. Trata-se de uma espécie que se alimenta dos mais diversos tipos de alimentos, que pode causar danos à soja de até 40%.

como-driblar-o-aumento-da-resistencia-das-lagartas-da-soja

  • Lagarta falsa-medideira (Chrysodeixis includens): A falsa-medideira ataca causando a desfolha das plantas, destruindo completamente o limbo foliar, e podendo comprometer até 60% da produção. No início de seu ciclo de vida, elas raspam as folhas e, conforme se desenvolvem, se alimentam de todo o limbo, deixando para trás apenas as nervuras

.como-driblar-o-aumento-da-resistencia-das-lagartas-da-soja

Solução eficaz no manejo antirresistência

Em busca de melhorar as práticas de manejo no campo e oferecer uma ferramenta importante quando o assunto é a incidência de lagartas na lavoura de soja, a Syngenta desenvolveu o Proclaim, o inseticida mais temido pelas lagartas de difícil controle.

O diferente modo de ação de Proclaim e sua alta performance, em comparação com outras soluções disponíveis no mercado, torna-o a solução ideal no controle destas pragas. Sua eficácia vem da rápida ação de choque e residual e, também, de sua ação translaminar, que protege os dois lados da folha.

Parte do portfólio completo de soluções da Syngenta, Proclaim é implacável no controle de lagartas, sendo mais uma das ferramentas que nos permitem estar sempre ao lado do produtor, enfrentando as ameaças que podem comprometer a lavoura de soja ao longo de todo o ciclo.