.

Antracnose no feijão: manejo inovador é solução para controle

A doença fúngica precisa ser controlada através de uma estratégia que combine soluções eficientes e que mantenham a qualidade do grão

17/07/2020 18:12:26

antracnose-no-feijao-manejo-inovador-e-solucao-para-controle

Consequência da ação do fungo Colletotrichum lindemuthianum, a antracnose é uma das doenças de maior importância na cultura do feijão, com incidência em todas as regiões produtoras, em especial na região Sul do país, já que as condições climáticas são mais favoráveis. A doença pode comprometer até 100% da produção.

O clima úmido e as temperaturas baixas, entre 14°C e 20°C, tornam o ambiente favorável para o desenvolvimento da doença. Em muitos casos, o patógeno sobrevive no resto de outras culturas e incide na semente, que se torna a principal fonte de disseminação.

As folhas são atacadas inicialmente na parte inferior, ficando com as nervuras escuras. As hastes e sementes também sofrem com lesões escuras de formato arredondado, e com o desenvolvimento da doença, as vagens atingidas também escurecem e murcham até secar.

Controle eficaz da antracnose no feijão

Bravonil Top, da Syngenta, possui diversos diferenciais que influenciam o produtor na hora de escolher qual será a ferramenta ideal para combater a antracnose no feijão. Entre eles, o amplo espectro, que permite que o controle das doenças causadas por fungos que afetam o feijão seja eficaz, reduzindo o custo de investir em diversos produtos, e a flexibilidade, já que o produto pode ser utilizado em todos os estádios de desenvolvimento da cultura.

As novas tecnologias contribuem cada vez mais para o desenvolvimento da cultura do feijão no Brasil e um dos sinônimos disso é a ação de Bravonil Top, que ajuda o produtor a zelar pela sanidade da planta e a qualidade do grão, trazendo proteção para toda a lavoura.

Composto por princípios ativos que contribuem para a alta efetividade no manejo da antracnose no feijão e o controle de todo o complexo de doenças do feijão, Bravonil Top age sem causar fitotoxicidade, ou seja, sem prejudicar o desenvolvimento da planta por conta das substâncias presentes no produto.

E, comprovando a conveniência em todas as partes do produto, Bravonil Top tem combinação inteligente e já vem pronto para a aplicação. Praticidade, qualidade e inovação combinadas em um só produto é uma das formas que Syngenta demonstrar que está sempre ao lado do produtor de feijão, no controle e prevenção de todas as ameaças que possam comprometer a lavoura.

O fungicida faz parte do portfólio completo de soluções da Syngenta, que conta com todas as ferramentas necessárias para que o produtor tenha uma safra de sucesso, qualidade e sem riscos. Contribuir para o crescimento da cultura do feijão, tão importante para o agronegócio brasileiro, para nós, é sempre um prazer e principal motivação.

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!