.

Algodão: acabe com as lagartas e extraia o máximo da lavoura

Eliminar o complexo de lagartas de difícil controle faz parte das estratégias que ajudam no bom desenvolvimento da cultura e no aumento da produtividade

28/07/2020 17:54:17

Atualizado:

28/07/2020 18:09:36

algodao-acabe-com-as-lagartas-e-extraia-o-maximo-da-lavoura

A cotonicultura tem obtido bons resultados ao longo de 2020. A estimativa inicial do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), indica um novo recorde para a colheita de algodão em relação ao ciclo de 2019, com crescimento de 2,7%.

Entre as possíveis ameaças que podem afetar os números positivos para a colheita está o ataque de lagartas no algodoeiro, que podem reduzir drasticamente a produção.

Quando se trata de ameaças à produtividade e sanidade do algodão, é impossível não citar a lagarta Spodoptera frugiperda. Também conhecida como lagarta-militar, é uma praga agressiva, que se multiplica rapidamente e possui alto potencial destrutivo, podendo causar a perda de até 20% da produção.

O ciclo biológico da lagarta dura em média 30 dias. Os ovos, com coloração amarelada e depois alaranjada, duram entre dois e três dias. Quando a lagarta eclode, passa a se alimentar inicialmente da casca dos ovos, em seguida, o novo alvo é o próprio algodão. Durante o período de crescimento, ela pode atingir até 2,5 cm.

Enquanto se desenvolve, a lagarta-militar ataca as folhas, flores e frutos do algodoeiro. Sua ação se torna mais severa no período mais crítico para o desenvolvimento da cultura, que ocorre entre 40 e 60 dias, sendo o momento do nascimento dos botões florais até o surgimento dos primeiros capulhos.

algodao-acabe-com-as-lagartas-e-extraia-o-maximo-da-lavoura

Lagarta-militar (Spodoptera frugiperda)

No estádio mais crítico da formação do algodão, o surgimento dos botões florais, as lagartas atuam da parte mediana até o ponteiro da planta.

Assim como ela, a Helicoverpa armigera também oferece preocupação para quem produz.  Esta espécie altamente polífaga, alimenta-se em todos os estádios de desenvolvimento da planta, danificando todas as estruturas.

algodao-acabe-com-as-lagartas-e-extraia-o-maximo-da-lavoura

Helicoverpa armigera

 

Proclaim: autoridade máxima no controle de lagartas

Entre as medidas eficazes para o controle às lagartas que podem atacar o algodão está o monitoramento da lavoura. Compreender o momento da cultura e do desenvolvimento dessas pragas é essencial para escolher as melhores formas de eliminá-las, reduzindo assim prejuízos e possibilitando a sanidade da área.

Sem o monitoramento adequado com a identificação de pragas durante o cultivo, a solução é fazer as intervenções com aplicações de produtos de alta eficiência como Proclaim, da Syngenta, considerado a autoridade máxima no controle de lagartas.

Com registro em mais de 90 países para o combate a lagartas de difícil controle, ele é o único inseticida com o mecanismo conhecido como ativador dos canais de cloro para controlá-las.

Escolha o inseticida mais temido pelas lagartas

O inseticida Proclaim, da Syngenta, contribui para que o produtor possa extrair o máximo de sua lavoura.

Com o seu efeito residual prolongado, que protege as duas faces da folha por mais tempo devido à sua ação translaminar, e altamente seletivo, age de forma eficaz no combate do complexo de lagartas do algodão com rapidez e assertividade.

Isso ocorre porque sua rápida ação de choque permite que ele bloqueie a alimentação das lagartas do algodão pouco tempo depois da primeira aplicação. Através de sua ação superior, o produto é uma ferramenta importante e muito prática para a realização do manejo de resistência.

Conectada às necessidades do produtor, a Syngenta conta com um portfólio completo com soluções que auxiliam para o aumento da produtividade no campo, sanidade e qualidade para a cultura do algodão.

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!