Agricultores conferem as novidades da Syngenta durante a Expodireto

A empresa levou inovações para defensivos, sementes e tecnologias digitais

13/03/2020 14:03:08

A Syngenta, sempre em busca de solucionar os desafios que o produtor rural enfrenta no campo, levou para a Expodireto Cotrijal o mais completo portfólio do agronegócio, com a grande missão de proporcionar ao agricultor as melhores ferramentas no suporte  para as adversidades do negócio.

E que adversidades! Este ano, o Rio Grande do Sul vem enfrentando uma das piores secas dos últimos oito anos, e os impactos estão sendo sentidos principalmente na cultura da soja.

Nesta edição da Expodireto Cotrijal, realizada em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul,  mais de 250 mil pessoas passaram pelo local nos cinco dias de feira, a maioria agricultores em busca de alternativas que os ajudem a enfrentar melhor no futuro, por exemplo, uma situação como a que estão vivendo atualmente.

De acordo com os organizadores, a Expodireto Cotrijal registrou 10% de aumento nos negócios e fechou com faturamento de R$2,6 bilhões de reais.

Syngenta na Expodireto

Com a meta de ser destaque em sementes na América Latina até 2028, a Syngenta apresentou, durante a Expodireto, o relançamento de sementes de soja e milho da marca NK.

Para a soja, cinco novas cultivares adaptadas ao Brasil foram demonstradas aos agricultores na área de campo. No milho, um dos principais focos foram as cultivares para o milho safrinha, que apresentam precocidade, potencial produtivo e estabilidade para este cultivo.

Arena Agrodigital

O ponto alto da Expodireto Cotrijal 2020 foi a Arena Agrodigital.

O espaço trouxe empresas do setor e start-ups e promoveu debates sobre o avanço da tecnologia no campo, a agricultura 4.0 e a Internet das Coisas.

A Syngenta participou ativamente, marcando presença com a Strider, agtech adquirida em 2018, que mostrou na Expodireto soluções digitais que estão transformando a forma de gestão agrícola das propriedades.

Para mostrar ao agricultor as novidades que esta área está trazendo para o campo, a Strider montou um simulador onde foi possível experimentar uma situação real de monitoramento digital de uma lavoura.

No experimento, o agricultor utilizou um tablet, da mesma forma como funciona hoje no campo, e simulou a coleta de informações em tempo real. A simulação foi feita tendo como base um GAME interativo, um jogo eletrônico.

A agricultura 4.0 e a Internet das Coisas foram os temas que estiveram em alta nos principais debates durante toda a Expodireto.

Ao todo, foram realizadas quarenta palestras com temas relacionados ao assunto e a equipe da Strider esteve no palco da Arena Agrodigital, abordando temas da área digital que possam ajudar a entender um pouco mais deste universo.

Mariana Ribeiro, analista de produto, abordou a questão dos dados na agricultura com a palestra “Cultivando dados na era digital”. Gustavo Schaper, COO da Strider, chamou a atenção do agricultor sobre os detalhes para se tornar um produtor digital com o tema “Como se tornar um produtor digital”. Já o especialista em transformação digital, Leonardo Hoffmann, falou sobre “Como ser um agente de transformação digital”.

A Strider ainda levou para a Expodireto o Strider Protector, uma ferramenta digital que a Cotrijal já utiliza no monitoramento de sua produção de sementes.

Syngenta no campo

Do universo digital para a área de cultivo. A Syngenta estava presente na Expodireto também com um campo experimental.

No espaço, a Syngenta mostrou ao agricultor as novas cultivares de sementes e as formulações que estão trazendo segurança, conveniência e alta performance ao campo.

Reconhecida como líder global em defensivos agrícolas, a Syngenta tem hoje o portfólio mais completo do mercado.

Entre as inovações na Expodireto, a Syngenta mostrou o desempenho do Calaris, um herbicida para combater as ervas daninhas do milho que é a evolução das atrazinas.

Os agricultores acompanharam os resultados obtidos com o Calaris que consegue, com apenas um litro do produto por hectare, em média, ter resultado superior ao manejo convencional com  atrazinas.

No caso de ervas daninhas como: capim-amargoso, capim-colchão, capim-pé-de-galinha, soja tiguera, picão-preto e caruru, que tiram o sono do agricultor e podem provocar perdas de produtividade do milho, o Calaris demonstrou excelente controle.

O herbicida Calaris é resultado de inúmeras pesquisas e testes, fruto de um trabalho conectado com os desafios atuais do campo, e que busca promover uma agricultura mais sustentável e rentável para o agricultor brasileiro.

O Centro de Tecnologia da Syngenta

Durante a Expodireto, o agricultor que visitou o estande da Syngenta experimentou uma vivência interativa.

A intenção da Syngenta foi conduzir o agricultor aos bastidores das pesquisas em laboratório e, desta forma, mostrar como são formados os processos para a elaboração dos produtos da empresa.

Diante da constatação de novos problemas de doenças e pragas no campo, todo o time de pesquisas da Syngenta é acionado para encontrar a melhor formulação de maneira rápida.

A confiança e a transparência são as marcas da Syngenta, símbolos que a tornam referência no mundo com as melhores soluções em defensivos agrícolas do plantio à colheita.

No Centro de Tecnologia, o produtor rural conheceu de perto todas as tecnologias da Syngenta disponíveis hoje para controle de doenças, pragas e ervas daninhas.

A tecnologia TSI - Tratamento Industrial de Sementes - feita hoje pela Syngenta também foi apresentada aos agricultores que passaram pelo estande.

O Seedcare, área de TSI da Syngenta, reúne hoje uma das tecnologias mais modernas do mercado. Uma equipe de profissionais especializados desenvolve uma proteção de excelência para a semente, para que ela fique protegida desde a semeadura e tenha garantido o potencial produtivo que carrega.

Acessa Agro na Expodireto

Desde janeiro deste ano, a Syngenta implantou o Acessa Agro, um plataforma de benefícios, relacionamento e recompensa, que foi elaborada para aumentar a parceria entre o produtor e toda a rede de parceiros da empresa.

O Acessa Agro já está presente em todos os estados do Brasil e o agricultor cadastrado, que visitou o estande da Syngenta durante a feira, teve ofertas exclusivas.

Com o objetivo de promover conhecimento e trazer conteúdos relevantes para o produtor rural brasileiro, a plataforma Acessa Agro traz: serviços, produtos, cursos técnicos, consultorias, capacitações, equipamentos e viagens para localidades agrícolas.

Para saber mais acesse:  https://www.acessaagro.com.br/ACA_HomeGuest

Expodireto e a Syngenta

A Expodireto Cotrijal é uma das principais feiras do setor para fomentar as novidades em tecnologias e negócios, e contribui de maneira significativa para o desenvolvimento do setor agrícola do país.

Nesta 21ª edição da Expodireto Cotrijal, a Syngenta não mediu esforços para mostrar aos agricultores todo o seu portfólio que reúne a mais alta tecnologia para sementes, tratamento de sementes, defensivos agrícolas e soluções digitais.

A Syngenta busca, através de investimentos em pesquisas, levar até o produtor rural inovações que possam tornar a agricultura ainda mais produtiva e, desta forma, garantir um futuro competitivo no negócio de maneira sustentável.

Então, produtor rural, não perca! Em 2021, a Syngenta estará na Expodireto com mais novidades e soluções para o universo agrícola.

Nosso encontro já está marcado! A próxima edição da Expodireto Cotrijal será de 01 a 05 de fevereiro de 2021, em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul.

Syngenta e você conectados dentro e fora do campo!

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!