A importância do multissítio no manejo de doenças da soja

Controle de forma eficaz as doenças e tenha resultados superiores em sua lavoura

14/10/2020 16:38:03

Atualizado:

15/10/2020 14:19:37

Controlar de forma eficaz as doenças proporciona resultados superiores na lavoura de soja

Você sabe por que deve usar um multissítio? Uma das consequências do uso intensivo de fungicidas de sítios específicos é que alguns fungos são propensos a desenvolver resistência e se tornam menos sensíveis ao produto. É neste momento que a ação de um multissítio é imprescindível.

Com sua tecnologia Bravo, que possibilita que o produto se espalhe melhor e tenha uma maior aderência na superfície foliar, Bravonil potencializa o controle de importantes doenças da cultura da soja quando usado em associação com fungicidas de sítio específico.

Atuando em diferentes pontos metabólicos do fungo, a solução da Syngenta funciona como uma importante ferramenta no manejo de resistência, contribuindo para a manutenção da performance dos produtos e protegendo a lavoura.

Indicado para todas as fases da cultura, Bravonil age de forma assertiva, controlando o complexo de doenças da soja, e tem entre seus benefícios:

  • Conveniência: formulação líquida e de fácil manuseio que evita danos ao maquinário e o entupimento dos bicos;
  • Aderência: melhor cobertura foliar e resistência à chuva, e
  • Manejo antirresistência: ferramenta fundamental para o gerenciamento de resistência, protegendo a lavoura e as tecnologias fungicidas.

A combinação de fungicidas de sítio específico ao uso de Bravonil é uma prática assertiva, que gera um retorno positivo para seu investimento, a curto e longo prazo, isto é, permite que a planta se desenvolva de forma saudável, além de colaborar com a produtividade e qualidade dos grãos.

MATÉRIAS RELACIONADAS

O papel de Bravonil como aliado da lavoura

Com resultados comprovados em lavouras de todo o país, a Syngenta reuniu quem mais entende do assunto e acompanha de perto a proteção e o crescimento da produtividade a partir da ação de Bravonil para explicar porque o produto é um grande aliado da lavoura: quem está no campo.

Segundo o professor e pesquisador Carlos Forcelini, que atua na cultura da soja em Passo Fundo (RS) desde 1990, Bravonil se destaca por ser um produto que pode ser posicionado ao longo de diferentes estádios da cultura, se tornando uma ferramenta importante para a realização do manejo de resistência.

"Em todas as culturas em que a resistência se fez presente, o multissítio se torna uma das principais ferramentas para o seu manejo e também para garantirmos um bom controle das doenças da soja", explica.

a-importancia-do-multissitio-no-manejo-de-doencas-da-soja

Folha com danos causados pelo Oídio, parte do complexo de doenças de final de ciclo, que pode gerar redução de até 40% da produtividade da soja.

Sobre os resultados do produto na lavoura, Forcelini afirma que: "Em relação ao Bravonil, podemos dizer que é um produto excelente no controle da ferrugem, mas também se destaca pelo manejo das manchas foliares, como a antracnose. Então, é um produto bastante completo, que pode ser usado nas aplicações iniciais e também pode ser aplicado nos tratamentos finais, uma vez que parte dessas doenças têm um caráter de final de ciclo, ou seja, ressurgem na reta final da cultura da soja."

Para o pesquisador de Rio Verde (GO), Luís Henrique Carregal, o uso de Bravonil na última safra comprovou a importância do uso de um multissítio no controle da incidência de fungos. "Ele vai agregar bastante no manejo das doenças e, principalmente, no manejo da resistência", conclui Carregal.

Quando o assunto é aumento na produtividade, Bravonil também tem seus resultados comprovados. Combinado com o fungicida multipotente da Syngenta, Cypress, o multissítio age com excelência no controle de doenças e, na hora de colher, o produtor também percebe a diferença. Confira:

a-importancia-do-multissitio-no-manejo-de-doencas-da-soja

Este resultado é consequência de um conjunto de ações da Syngenta, que visam a proteção dos cultivos e a rentabilidade cada vez maior do produtor. Bravonil faz parte do portfólio completo de soluções desenvolvido com alta tecnologia para auxiliar o produtor em todas as fases da lavoura.

Syngenta e você: conectados dentro e fora do campo

 

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!