A importância da análise NDVI e por que fazê-la

Entender sobre o índice se torna cada vez mais essencial para melhorar a produtividade

13/03/2020 17:04:57

Atualizado:

06/04/2020 09:40:21

Imagine um cenário onde é possível fazer com precisão estimativas de produtividade, detecção de secas, modelagem hidrológica, mapeamento de culturas, localização de pragas e várias outras medições e previsões que facilitam imensamente o manejo de todos os produtores.
Na realidade, esse cenário, que a princípio flerta com um futuro ainda distante, já faz parte de nosso presente e traz resultados comprovados.
O Índice de Diferença de Vegetação Normalizada, ou NDVI (sua sigla em inglês), é um número que traduz a condição da vegetação natural ou agrícola através de imagens geradas por sensores remotos, sendo um perfeito exemplo de como as imagens de satélites podem ser processadas digitalmente para uso na agricultura.

Obtido após um cálculo de variáveis, o índice pode variar de -1 a 1, onde, quanto maior o valor, maior a quantidade vegetativa do local. Já os valores negativos ou próximos a zero indicam áreas de água, ou solo nu, onde existe pouca atividade clorofiliana e consequentemente baixa quantidade de vegetação.

Como resultado final do processamento destas imagens, obtém-se um mapa com diferentes colorações que mostram quais as áreas com maior produtividade e quais as com menor densidade ou com algum tipo de desvio, indicando que ali pode ter havido algum problema durante a implantação e condução da lavoura.

Na imagem abaixo é possível ver um exemplo real envolvendo a aplicação de um fungicida. Observe que as regiões demarcadas estão mais verdes, o que comprova os bons resultados obtidos com o uso do defensivo.]

*A tecnologia em questão é viabilizada pela Strider, braço de soluções digitais da Syngenta.

Este exemplo é apenas uma das muitas possibilidades de aplicação que a análise NDVI pode proporcionar, e nos mostra o quanto a tecnologia é vital diante da necessidade de se estabelecer sistemas agrícolas cada vez mais produtivos e eficientes.

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!