CONHEÇA MAIS AS

DOENÇAS

Na cultura de soja, o ataque de doenças tem início na fase vegetativa. O uso de sementes tratadas e a aplicação preventiva de defensivos proporciona diminuição da taxa de evolução. Rotação de culturas, monitoramento e emprego de fungicidas são outras ações para promover a redução de infestações e, assim, evitar perda de produtividade. Um dos principais vilões desse gênero nas lavouras do Brasil é a ferrugem asiática, mas ela não é o único desafio imposto por fungos.

Mancha-parda

O fungo causador da doença pode ser disseminado pelo vento e também por meio de sementes e implementos agrícolas infectados.

Crestamento foliar

A principal via de disseminação da doença são sementes infectadas. Após a colheita, restos vegetais do campo também são transmissivos.

Mela

Disseminação: sementes, restos de plantas, partículas de solo e chuvas (em plantio convencional). Manejo: sementes tratadas e fungicidas.

Mofo-branco

Sementes sadias e tratadas e população ideal de plantas são formas para o manejo. Rotação de culturas e fungicidas são indicados.

Oídio

Onde a doença ocorre com frequência, deve-se usar variedades resistentes. Ela ocorre de forma generalizada e pode afetar grandes áreas.

Ferrugem asiática

Principal ameaça da soja no país. Requer monitoramento e ação. Longos períodos de molhamento foliar favorecem a doença.

Antracnose

Manejo: uso de sementes sadias e tratadas, população ideal de plantas, rotação de culturas com espécies não hospedeiras e fungicidas.

Mancha-alvo

As lesões causadas podem causar o apodrecimento de vagens. O manejo ideal é por meio do uso de sementes tratadas e de fungicidas.

CONHEÇA MAIS

PRODUTOS

A Syngenta conta com um amplo portfólio de proteção de cultivos que permite que o agricultor execute adequadamente o manejo estratégico de alvos (pragas, doenças e plantas daninhas). São fungicidas, inseticidas e herbicidas desenvolvidos com o propósito de promover o potencial máximo de produtividade de culturas como soja, milho, café, algodão, trigo e cana-de-açúcar. Conheça mais.